segunda-feira, 14 de novembro de 2011

Plano de Ação

Atividade Proposta:- Música e Movimento

 "Mostra de danças de diversos gêneros musicais" 

 Justificativa:- Aprender uma linguagem significa conhecer seus códigos, saber operar com ele, apropriar-se de seus sentido, ampliar referências pesquisando suas produções nos mais diversos espaços geográficos. Arthur C. Danto descreve que uma determinada idéia de arte chegou ao fim ou teve uma transformação de uma relação linear para essa nova pluralidade que muitas vezes para nós está menos acessível do que para nossos alunos, acho que eles estão mais próximos das novas linguagens mas não tem, ainda, as ferramentas adequadas para operá-las. A Arte é uma linguagem, a apreciação estética se dá no ato de perceber, ler, analisar, interpretar, criticar, julgar, refletir sobre "textos" sonoros, pictóricos, visuais, corporais, audio visuais...diz respeito a interpretação dos signos das linguagens artísticas, ao estudo de seus elementos, sua composição, sua técnica, sua organização formal e suas qualidades. Trata-se de uma "conversa" entre o apreciador e a obra, lembrando que o conhecimento se concretiza nas relações estabelecidas entre esta eo seu leitor.

Relato e sequência de atividades realizadas com alunos das 7ª e 8ª séries do Ensino Fundamental II, faixa etária 13 e 14 anos, respectivamente; e com alunos do 1° e 2° anos do Ensino Médio, faixa etária 15 e 16 anos, respectivamente.

A linguagem musical está sendo trabalhada desde o primeiro bimestre abordando conceitos como notação musical, propriedades do som, apreciação musical erudita, popular e folclórica. A música popular, que está muito presente no cotidiano eles escolheram, e o movimento foi sugerido pelas professoras de Arte, minha colega de trabalho e eu.

- Inicialmente foi feita uma sondagem sobre as preferências dos diversos gêneros musicais, pelos alunos.

- Eleição dos dez (10) gêneros musicais mais cotados pelos alunos: rap, pagode, axé, samba, sertanejo, pop, mpb, rock, psy e jazz.

- Divisão das turmas em grupos de 3 a 4 alunos para as pesquisas e 8 a 10 alunos para a mostra.

- Pesquisa sobre os gêneros musicais escolhidos: origem dos gêneros, desenvolvimento, exemplos sonoros , registros em: CD, DVD, sites...

- Pesquisa sobre coreografias e jogos teatrais compatíveis com os gêneros musicais pesquisados, atentando para: velocidade musical (andamento), pulsação (tipos de compassos), direção e sentido dos movimentos (ritmo), harmonização dos movimentos, ambientação (espaço, organização cenográfica, organização de figurinos) com registros em: fotos, DVD, sites..

- Eleição pelos grupos de uma música dentro de cada gênero musical escolhido para a atividade de "movimento"; distribuição das diversas tarefas que envolvem a presentação na mostra (dançarinos, coreógrafos, figurinistas, mestres de cerimonia, trabalho de divulgação...

- Ensaios pelos grupos das músicas eleitas para a mostra com movimentos coreográficos analisados e pertinentes a cada gênero musical.

- Preparação de cartazes e convites para o evento (confecção, montagem e distribuição).

- Preparação e organização do espaço da mostra: palco, platéia, camarins...

- Apresentação da Mostra

- Avaliação contínua

Nenhum comentário:

Postar um comentário