segunda-feira, 15 de novembro de 2010

InterVenção em Arte na Escola

 Foto: Alexandre Fukuda
Mais que tecnologia é o que fazer com ela na Educação das Artes.
Ladislau Dowbor, em entrevista fala sobre Educação e Tecnologia como sendo uma necessidade de conhecimento. De fato a Educação à distância nos permite, hoje, um conhecimento muito maior que muitos cursos presenciais. Dentro do nosso projeto trabalharemos as diversas linguagens artísticas, muitas delas nomeadas em inglês, que serão conceituadas, traduzidas e trabalhadas durante o nosso projeto.
Objetivo: desencadear um processo cognitivo e afetivo nos alunos; provocar a aprendizagem significativa; fazer relações e construir significados para o que está sendo ensinado; desenvolver autonomia intelectual do estudante. Metodologia: investigar o conhecimento prévio dos alunos, definição dos conteúdos, sequência didática, estímulo das poéticas pessoais.
Inicialmente, através de exercícios, leitura e interpretações de imagens, faremos uma exploração do conhecimento artístico e as possibilidades de exploração das diversas linguagens que a Arte nos propõe, nas diversas modalidades como música, teatro, dança, artes visuais, artes híbridas.
Na linguagem musical exploraremos desde a música sacra, instrumental, vocal da Antiguidade até a Contemporaneidade. Nas Artes Visuais: as artes ruprestres, antiga, medieval, renascentista, romântica, moderna, contemporânea ( site specific, performance, anssemblage, ready made, instação, intervenção). No teatro commedia dell'Arte, jogos teatrias, etc.. Na dança: as danças tribais, danças medievais, danças clássicas, danças modernas, danças de salão, etc.